A voz Humana enquanto Instrumento Musical

A voz Humana é provavelmente o Instrumento Musical mais antigo. Esta é classificada de acordo com os elementos que lhe são singulares, i.e., únicos e próprios. Estes elementos são:
  1. A sua extensão (ou tessitura);
  2. O seu timbre;
  3. O seu temperamento vocal.
É a partir destes três elementos que conseguimos classificar a voz Humana em uma família composta por quatro registros principais: sopranos e contraltos, ambos vozes femininas, e tenores e baixos, estes dois últimos vozes masculinas.
Entre as classificações possíveis, temos:
  1. Vozes femininas
    1. Soprano
      1. Ligeiro => Com extensão vocal de Do 3 a Re 5;
      2. Lírico => Com extensão vocal de Do 3 a Do 5 e com uma expressão mais aveludada;
      3. Dramático => Com extensão vocal de Sol 3 a Do 5 sendo que, das vozes de Soprano, esta é a que comporta uma maior expressividade e potência tímbrica.
    2. Mezzo-soprano => Com extensão vocal de La 2 a La 4.
    3. Contralto => Com extensão vocal de Fa 2 a Fa 4, sendo a voz feminina mais grave.
  2. Vozes masculinas
    1. Tenor => Com extensão vocal em geral de Do 2 a Do 4, com variantes.
      1. Ligeiro => Com extensão vocal de Do 2 a Si bemol 3;
      2. Cômico ou Buffo => Com extensão vocal de Do 2 a Do 4;
      3. Lírico => Com extensão vocal de Do 2 a Do 4, mas apresenta maior firmeza e potência de voz;
      4. Dramático => Com extensão vocal de Si 2 a Do 4, mas com uma maior potência vocal nos registros médio e grave.
    2. Barítono => Com extensão vocal de Sol 1 a Fa 3, podendo também apresentar as variantes de Ligeiro, Buffo (ou Cômico) e Heroico em função do seu timbre e potência vocal.
    3. Baixo => Em geral com extensão vocal de Mi 3 a Do 3, podendo ainda apresentar as variantes de:
      1. Cantante => Com extensão vocal de Mi 1 a Fa 3 e com um timbre mais ligeiro;
      2. Profundo => Com extensão vocal de Re 1 (por vezes também conhecido como Re de Porco) a Fa 3, apresentando os seus graves com uma maior potência sonora. 
Há ainda outras variantes ou subtipos vocais, como sejam:
  • O falsete ou falsetto que é também conhecido como voz de cabeça. Este é um registro de voz masculina mais agudo do que o Tenor, tendo sido muto usado em música de cariz polifônico na ausência de meninos para cantas as vozes (ou partes) mais agudas;
  • O Contratenor que é uma voz mais aguda do que o Tenor, muito em voga nos séculos XVII e XVIII, e obtida pela castração antes de atingida a puberdade. Um dos mais lendários Contratenores, mais conhecido pelo pseudônimo de Farinelli, foi Carlo Maria Michelangelo Nicola Broschi, um dos mais bem pagos e populares cantores de ópera da sua época. Vide a seguinte cena tirada do filme Farinelli, dirigido por  Gérard Corbiau, em 1994:

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