Textura e estrutura ou forma musical

Toda a música carece de uma estrutura, i.e., forma, que lhe confira sentido e significado ao chamado discurso musical. E toda esta estrutura ou forma musical é constituída por dois elementos básicos e fundamentais:
  1. A repetição => É esta que confere unidade à obra musical como um todo; e
  2. O contraste => É este que nos faz evitar a saturação que surgiria da constante repetição de um mesmo elemento musical.
Assim, toda a obra musical, independentemente da sua maior ou menor complexidade e envergadura, é estruturada à volta da repetição de elementos musicais constantes, elementos estes que são colocados em "diálogo" com outros elementos musicais diversos, e sobretudo contrastantes, de carácter fundamentalmente não repetitivo.
Quanto às formas musicais mais simples temos:
  1. A forma binária (AB);¹
  2.  A forma ternária (ABA); e
  3. A forma de rondó ou de refrão (ABACA ou ABACADA etc.).²
Não se confundindo com a estrutura ou forma musical, há ainda que considerar a textura musical, a qual pode-se considerar existir em quatro tipos básicos, a saber:
  1. A textura monofônica => Uma única melodia que pode ser executada por um ou mais músicos ao mesmo tempo;
  2. A textura polifônica => Duas ou mais linhas melódicas que são fundamentalmente independentes;
  3. A textura homofônica => Textura composta por diversas vozes, sendo que uma delas, a melodia, destaca-se das demais, que formam um acompanhamento harmônico de fundo. As diversas partes tendem a ter essencialmente um mesmo ritmo, ou um ritmo muito similar, podendo por isso mesmo ser também designada de textura homorrítmica;
  4. A textura heterofônica => Textura musical em que há vozes de diferentes caráteres mas cuja linha melódica é essencialmente similar, movendo-se com ritmos diferenciados.
No vídeo seguinte iremos ouvir exemplos referentes às texturas monofônica, polifônica e homofônica:


Quanto à textura heterofônica, a mesma só é considerada um tipo próprio de textura há relativamente pouco tempo, sendo esta caracterizada pela audição simultânea de uma mesma linha melódica interpretada com pequenas diferenças rítmico-melódicas entre as diversas versões da mesma ouvidas simultaneamente. É de referir que há ainda quem considere outros tipos de textura musical diferentes dos acima já referidos -- como, por exemplo, o da textura de melodia acompanhada --, não havendo na verdade um único sistema de classificação dos diferentes tipos de textura musical existentes. No entanto, as três texturas exemplificadas no vídeo anterior (monofônica, polifônica e homofônica) constituem uma base tendencialmente comum a todas os sistemas de classificação que podemos encontrar quanto aos diversos tipos de textura musical existentes.
No vídeo a seguir iremos ouvir uma obra musical contemporânea, para piano, que faz uso de elementos texturais heterofônicos:


Por último, apresento neste terceiro vídeo mais exemplos relativos a diferentes tipos de textura musical que podemos encontrar, neste caso classificada como textura monofônica, homofônica, polifônica e de melodia acompanhada:





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¹ Por vezes esta também pode ainda surgir como AABB onde ambas as partes que a constituem são repetidas, como por exemplo acontece na apresentação do Tema das Variações Goldberg de Johann Sebastian Bach.
² O número de seções contrastantes é indeterminado, dependendo de quantas vezes a seção A é repetida. Por exemplo, se tivermos cinco repetições de A, acabaremos por ter uma forma ABABACADA. Note-se que o número de repetições de A, devendo ser pelo menos de três, não possui qualquer limite máximo definido.

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