Correção da Tarefa Avaliativa do 9.º realizada no final do segundo bimestre
A seguir se publica a correção das respostas à tarefa avaliativa realizada no final do segundo bimestre e cujo enunciado se pode obter aqui:
9.º ANO
1. Identifique o que é e a que período histórico da evolução da notação musical se reporta cada um dos seguintes exemplos musicais:
[B] Exemplo de Tablatura datada do século XVI. Numa Tablatura, cujas origens remontam ao período do Renascimento (séculos XV/XVI), ao invés de se representar as notas musicais, se representa a posição da mão, por exemplo, no braço do Violão. Tendo esta também já sido usada em Instrumentos de Tecla, a mesma hoje se usa somente em Instrumentos de Corda Trasteados.
[C] Notação moderna usada no Canto Gregoriano, onde os neumas são escritos numa pauta de quatro linhas. Esta forma de notação data dos séculos XIII/XIV.
2. Identifique as seguintes notas na pauta musical escritas em clave de Dó na terceira linha:
3. Na pauta em baixo, desenhe as quatro claves musicais ainda hoje em uso, identificando-as corretamente:
5. Identifique os seguintes símbolos relativos ao registro do parâmetro de intensidade:
R.: Do 3 | Re 3 | Fa 3 | Mi 3 | La 2 | Si 2 | Do 3 | Fa 2 | Sol 2
3. Na pauta em baixo, desenhe as quatro claves musicais ainda hoje em uso, identificando-as corretamente:
R.: Era para desenhar na pauta musical indicada as Claves de Sol na segunda linha, Fa na quarta linha, e de Dó na terceira e quarta linha, conforme se vê na imagem a seguir, a qual ainda indica a posição das notas dentro da pauta em cada uma destas quatro Claves:
Obs! Houve quem se referisse à existência de uma chamada Clave Neutra. Contudo, esta Clave Neutra é uma espécie de "Não-Clave" uma vez que a mesma se destina a instrumentos de percussão sem altura definida, não se usando a mesma para identificar a referida altura do som. É ainda de notar que, na música impressa, é normal se ver a percussão escrita numa pauta de uma única linha e não na tradicional pauta de cinco linhas, sendo essa mais uma prática associada à música manuscrita dado o fato do papel pautado de música tradicional ser constituído por dez, doze, ou mais pautas de cinco linhas em cada face de uma folha de papel. Neste caso a percussão será escrita numa destas pautas de cinco linhas e não numa pauta própria de uma única linha, advindo daí o uso da dita Clave Neutra que se destina a indicar se tratar de uma parte a ser executada por instrumentos de percussão sem altura definida como, por exemplo, o Bumbo, os Pratos, a Bateria, etc..
4. Complete o quadro abaixo referente às figuras e pausas usadas no registro do parâmetro de duração:
R.: Uma possibilidade resposta seria a que consta na imagem seguinte, sendo que a duração da semibreve poderia ser indicada por 1 e a da mínima por 1/2 que são frações equivalentes às abaixo indicadas para estas figuras, respetivamente de 4/4 e 2/4:
Obs! Para além de no quadro acima também constarem, em inglês, o nome das diversas figuras e pausas musicais (não requerido na tarefa em causa), é de notar que a duração relativa neste indicada se refere à fração da unidade de valor, não se podendo a mesma confundir com o número relativo que constitui a quantidade de figuras necessárias ao completar de uma duração equivalente à unidade de valor. Na verdade, matematicamente falando, estes dois conceitos são o inverso entre si.
5. Identifique os seguintes símbolos relativos ao registro do parâmetro de intensidade:
ff Indicação de fortíssimo, i.e., mais do que forte;
Cresc. Indicação de crescendo, i.e., de um aumento gradual de intensidade;
Dim. Indicação de diminuendo, i.e., de uma redução gradual de intensidade;
mp Indicação de mezzo-piano, i.e., de meio-piano, maior do que o piano e menor do que o mezzo-forte.
6. Relativamente às formas musicais, ligue a afirmação constante na coluna da esquerda com o que lhe é correspondente na coluna da direita:
7. Indique se são verdadeiras [ V ] ou falsas [ F ] as seguintes afirmações:
* A forma binária é constituída por duas partes contrastantes que se sucedem uma à outra. [=>] AB
* A forma de rondó (ou de refrão) é constituída pela repetição constante de uma mesma parte, repetição esta que é intercalada com diversas partes contrastantes. [=>] ABACA
* A forma ternária é constituída por três partes, em que a terceira parte constitui a repetição da parte inicial. [=>] ABA
* Toda a forma musical é constituída por elementos de: [=>] repetição e contraste
7. Indique se são verdadeiras [ V ] ou falsas [ F ] as seguintes afirmações:
a. [ V ] Tom e semitom se referem à distância entre notas adjacentes de uma mesma escala musical;
b. [ V ] Um acorde normalmente se refere a um conjunto de três notas diferentes tocadas simultaneamente, muitas vezes conhecido como tríade;
c. [ F ] Existem diversos sistemas de cifras de acordes, não relevando para a escolha no seu uso o fato de o mesmo se destinar a representar a harmonia a ser tocada por um instrumentista (i.e., por quem toca) ou a harmonia escutada e compreendida pelo analista (i.e., por quem escuta e tenta compreender a harmonia utilizada);
d. [ F ] As sequências de acordes C-Dmin-G7-C e G-Amin-D7-G soam como duas estruturas harmônicas cujas funções tonais são diferentes uma da outra;
e. [ F ] Numa textura monofônica existem duas ou mais linhas melódicas distintas e independentes entre si;
f. [ F ] Numa textura polifônica há uma única melodia executada simultaneamente por um ou mais músicos;
g. [ V ] Numa textura homofônica as diversas vozes tendem a ter essencialmente um mesmo ritmo, podendo por isso mesmo ser esta também designada de textura homorrítmica.