Correção da Tarefa Avaliativa do 7.º realizada no final do segundo bimestre

A seguir se publica a correção das respostas à tarefa avaliativa realizada no final do segundo bimestre e cujo enunciado se pode obter aqui:

7.º ANO

1. Identifique o que é e a que período histórico da evolução da notação musical se reporta cada um dos seguintes exemplos musicais:
[A] Este trecho retrata um exemplo de notação musical em uso na Grécia Antiga, onde as notas musicais são representadas por letras do alfabeto. Este exemplo é o epitáfio de Seikilos (cf. aqui e aqui).
[B] Exemplo moderno de uma Tablatura, sobre uma canção de Franz Gruber (cf. aqui). Numa Tablatura, cujas origens remontam ao período do Renascimento (séculos XV/XVI), ao invés de se representar as notas musicais, se representa a posição da mão, por exemplo, no braço do Violão. Tendo esta também já sido usada em Instrumentos de Tecla, a mesma hoje se usa somente em Instrumentos de Corda Trasteados.

2. Identifique as seguintes notas na pauta musical escritas em clave de Sol na segunda linha:
 
R.: Mi 3 | La 3 | Do 4 | Si 3 | La 4| Fa 4 | Re 4 | Sol 3 | Do 3

3. Diga quais são as Claves musicais que conhece e que ainda hoje estão em uso.
R.: As Claves musicais ainda hoje em uso são: Clave de Sol na segunda linha, Clave de Fa na quarta linha, e Clave de Dó na terceira e quarta linhas.

4. Complete o quadro abaixo referente às figuras e pausas usadas no registro do parâmetro de duração:
R.: Uma possibilidade resposta seria a que consta na imagem seguinte, sendo que a duração da semibreve poderia ser indicada por 1 e a da mínima por 1/2 que são frações equivalentes às abaixo indicadas para estas figuras, respetivamente de 4/4 e 2/4:
Obs! Para além de no quadro acima também constarem, em inglês, o nome das diversas figuras e pausas musicais (não requerido na tarefa em causa), é de notar que a duração relativa neste indicada se refere à fração da unidade de valor, não se podendo a mesma confundir com o número relativo que constitui a quantidade de figuras necessárias ao completar de uma duração equivalente à unidade de valor. Na verdade, matematicamente falando, estes dois conceitos são o inverso entre si.

5. Identifique os seguintes símbolos relativos ao registro do parâmetro de intensidade:
mf    Indicação de mezzo-forte, i.e., de meio-forte;
Dim.    Indicação de diminuendo, i.e., de uma redução gradual de intensidade;
mp    Indicação de mezzo-piano, i.e., de uma intensidade de moderada intensidade, maior do que o piano, mas menor do que o mezzo-forte;
f    Indicação de forte, i.e., de uma intensidade forte. 

6. Explique sucintamente para o que serve:
a. Ligadura => Esta serve para unir duas ou mais figuras da mesma altura, somando as respetivas durações.
b. Ponto de aumento => Este aumenta a duração da figura ou pausa em mais metade do seu valor original. 

7. Relativamente às formas musicais, ligue a afirmação constante na coluna da esquerda com o que lhe é correspondente na coluna da direita:
* A forma binária é constituída por duas partes contrastantes que se sucedem uma à outra. [=>] AB
* A forma ternária é constituída por três partes, em que a terceira parte constitui a repetição da parte inicial. [=>] ABA
* Toda a forma musical é constituída por elementos de: [=>] repetição e contraste
* É constituída por uma única linha melódica que pode ser executada por um ou mais músicos ao mesmo tempo. [=>] textura monofônica

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