Correção da Tarefa Avaliativa do 8.º realizada no final do segundo bimestre

A seguir se publica a correção das respostas à tarefa avaliativa realizada no final do segundo bimestre e cujo enunciado se pode obter aqui:

8.º ANO

1. Identifique o que é e a que período histórico da evolução da notação musical se reporta cada um dos seguintes exemplos musicais:
[A] Este trecho retrata um exemplo de notação musical em uso na Grécia Antiga, onde as notas musicais são representadas por letras do alfabeto. Este exemplo é o epitáfio de Seikilos (cf. aqui e aqui). 
[B] Exemplo de Tablatura datada do século XVI. Numa Tablatura, cujas origens remontam ao período do Renascimento (séculos XV/XVI), ao invés de se representar as notas musicais, se representa a posição da mão, por exemplo, no braço do Violão. Tendo esta também já sido usada em Instrumentos de Tecla, a mesma hoje se usa somente em Instrumentos de Corda Trasteados. 
[C] Notação moderna usada no Canto Gregoriano, onde os neumas são escritos numa pauta de quatro linhas. Esta forma de notação data dos séculos XIII/XIV.

2. Identifique as seguintes notas na pauta musical escritas em clave de Fá na quarta linha:
R.: Fa 2 | Mi 2 | Re 2| Si 1 | Do 2 | La 1 | La 2 | Sol 2 | Fa 2

3. Na pauta em baixo, desenhe as quatro claves musicais ainda hoje em uso, identificando-as corretamente:
R.: Era para desenhar na pauta musical indicada as Claves de Sol na segunda linha, Fa na quarta linha, e de Dó na terceira e quarta linha, conforme se vê na imagem a seguir, a qual ainda indica a posição das notas dentro da pauta em cada uma destas quatro Claves:
Claves.png
Obs! Houve quem se referisse à existência de uma chamada Clave Neutra. Contudo, esta Clave Neutra é uma espécie de "Não-Clave" uma vez que a mesma se destina a instrumentos de percussão sem altura definida, não se usando a mesma para identificar a referida altura do som. É ainda de notar que, na música impressa, é normal se ver a percussão escrita numa pauta de uma única linha e não na tradicional pauta de cinco linhas, sendo essa mais uma prática associada à música manuscrita dado o fato do papel pautado de música tradicional ser constituído por dez, doze, ou mais pautas de cinco linhas em cada face de uma folha de papel. Neste caso a percussão será escrita numa destas pautas de cinco linhas e não numa pauta própria de uma única linha, advindo daí o uso da dita Clave Neutra que se destina a indicar se tratar de uma parte a ser executada por instrumentos de percussão sem altura definida como, por exemplo, o Bumbo, os Pratos, a Bateria, etc..

4. Complete o quadro abaixo referente às figuras e pausas usadas no registro do parâmetro de duração:
R.: Uma possibilidade resposta seria a que consta na imagem seguinte, sendo que a duração da semibreve poderia ser indicada por 1 e a da mínima por 1/2 que são frações equivalentes às abaixo indicadas para estas figuras, respetivamente de 4/4 e 2/4:
Obs! Para além de no quadro acima também constarem, em inglês, o nome das diversas figuras e pausas musicais (não requerido na tarefa em causa), é de notar que a duração relativa neste indicada se refere à fração da unidade de valor, não se podendo a mesma confundir com o número relativo que constitui a quantidade de figuras necessárias ao completar de uma duração equivalente à unidade de valor. Na verdade, matematicamente falando, estes dois conceitos são o inverso entre si.

5.  Identifique os seguintes símbolos relativos ao registro do parâmetro de intensidade:
mf    Indicação de mezzo-forte, i.e., de meio-forte;
Cresc.    Indicação de crescendo, i.e., de um aumento gradual de intensidade;
pp    Indicação de pianíssimo, i.e., de uma intensidade menor do que o piano;
Dim.    Indicação de diminuendo, i.e., de uma redução gradual de intensidade.

6. Explique sucintamente para o que serve:
a. Ligadura => Esta serve para unir duas ou mais figuras da mesma altura, somando as respetivas durações.
b. Ponto de aumento => Este aumenta a duração da figura ou pausa em mais metade do seu valor original. 

7. Relativamente às formas musicais, ligue a afirmação constante na coluna da esquerda com o que lhe é correspondente na coluna da direita:
* A forma binária é constituída por duas partes contrastantes que se sucedem uma à outra. [=>] AB
* A forma de rondó (ou de refrão) é constituída pela repetição constante de uma mesma parte, repetição esta que é intercalada com diversas partes contrastantes. [=>] ABACA 
* A forma ternária é constituída por três partes, em que a terceira parte constitui a repetição da parte inicial. [=>] ABA
* Toda a forma musical é constituída por elementos de: [=>] repetição e contraste
* É constituída por duas ou mais linhas melódicas fundamentalmente independentes entre si. [=>] textura polifônica

Postagens mais visitadas deste blog

O aparelho fonador e os cuidados a ter com a voz e o ouvido

Textura e estrutura ou forma musical

Notação Musical Tradicional